domingo, 22 de janeiro de 2012

Pediatra...

Boa noiteeee!!!

Data: 19/01/2012
Peso: 6,900 kg
Tamanho: não me lembro nesse momento...kkk já já eu vou lembrar!

O médico disse que ele esta ótimo... já liberou a jantinha... frutinhas e afins....
Não receitou nenhuma vitamina... nadinha de nada...
Mandou continuar dando as gotinhas antes/ no dia/ após as vacinas....
Essas coisas...

Meu bebê esta cada dia mais lindooo... gostosooo.... a coisa mais fofa do mundo!!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Voltar ou não a trabalhar?

Essa é uma duvida constante em minha vida nessa nova fase da minha vida. Sempre trabalhei e sempre fui independente. Hoje sou dona de casa (com orgulho) vivo para meu filho e meu marido. Sinto falta de trabalhar, fico dentro de casa durante muito tempo, e isso esta me desgastando demais. Moro longe da minha família e fico trancada dentro de casa com o Pietro durante a semana inteira. Quando chega o final de semana, meu marido esta cansado, quer ficar em casa descansando e eu quero sair... Ou seja, não esta dando certo. Estou decidindo voltar a trabalhar.

Estou procurando emprego e fazendo algumas entrevistas que eu vejo que “compense”.

Tenho medo de perder um pouco do crescimento do meu filho, tenho dó de deixar ele pra trabalhar, fico imaginando a saudade que eu vou sentir, etc...

Eu creio que eu voltando a trabalhar, existam fatores positivos e negativo. Vai fazer bem o  Pietro crescer com outras crianças, brincar, ter contato com o mundo, coisas que sozinho comigo ele não vá ter, e também sinto, por não ser eu quem vai estar cuidando dele durante uma boa parte do tempo.

Enfim...  Estou nessa dúvida cruel... Não sou dondoca, e não posso me dar o luxo de ficar em casa por muito tempo, dependendo 100% do meu marido. Hoje ele consegue dar conta dos gastos, mas pode ser que amanhã ele não dê... e eu tenho que pensar no futuro de todos nós. Por isso, até hoje decidi que aceitarei alguma proposta de trabalho. (também não vou sair louca aceitando qualquer emprego só pra sair de casa, vou analisar muito bem antes)...

Filho tudo o que eu faço é pensando no seu bem, acima de tudo!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Ano Novo!!!

Nosso Ano Novo foi muito relax!!!
Acabamos não indo viajar... iamos ficar em casa, quando resolvemos ir passar a virada do ano em uma churrascaria.
Foi muito legal, porque não tivemos que cozinhar nada!!! kkkk

Meu homenzinho estava de camisa e gravata... a coisa mais linda do mundo!

Desejo que nesse ano (2012)... Deus continue nos iluminando e nos proteja... Nos dê muita saúde.... paz... amor... carinho... esperança... e tudo de bom!!!

Filho mamãe te ama!!!

Que Deus nos proteja sempre!!!

Meus Amores!!!

Papai... Pietro... Mamãe... Tio Dé... e Vó (Sogra)

Desconfiadinho...

M.a.r.a.v.i.l.h.o.s.o

G.o.s.t.o.s.o

P.e.r.f.e.i.t.o

L.i.n.d.ã.o

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Hora de Brincar! - Para bebês de 3 a 6 meses



Atividades e brincadeiras para bebê de 3 a 6 meses.

Fantoches
À medida que a visão do bebê melhora, ele consegue ver objetos de forma mais clara a maiores distâncias. Para trabalhar a sua focalização e capacidades de acompanhar objetos móveis com os olhos, tenha à mão um fantoche na hora da papinha, de trocar a fralda ou de brincar.

Materiais:
*Uma meia branca limpa.
*Canetas de feltro.
Mecânica da atividade:
1-Compre um par de meias brancas, grandes o suficiente para caberem na sua mão.
2-Com as canetas de feltro, desenhe olhos, sobrancelhas, narizes e orelhas nos dedos das meias. Na zona dos calcanhares, desenhe bocas e línguas vermelhas.
3-Coloque o bebê no seu colo, no trocador ou na sua cadeirinha de descanso.
4-Faça deslizar um dos fantoches na sua mão, e entretenha o bebê com canções, rimas, ou simples conversa. Coloque o segundo fantoche na sua outra mão para fazer um teatrinho com dois fantoches.
Segurança:
Não deixe o bebê colocar as meias-fantoches na boca, pois a tinta pode sair.
Capacidades cognitivas:
*Desenvolvimento lingüístico.
* Interação Social
*Acuidade visual.

Tirar o chapéu
Quando introduzir a brincadeira do "Tirar o Chapéu", o bebê deverá estar começando a reconhecer rostos. Não vai conseguir "enganar" o bebê durante muito tempo, mas ele vai adorar a diversão de a/o ver pôr e tirar o chapéu da cabeça.
http://www.fisher-price.com/img/s.gif

Materiais:
*Vários chapéus.
*Cadeirinha para sentar o bebê.
Mecânica da atividade:
1- Reúna uma variedade de chapéus em casa, ou compre chapéus baratos em lojas de artigos de festa. Tente incluir bonés, gorros de lã, ou chapéus engraçados como um chapéu de bombeiro, um de palhaço, uma cartola, um chapéu com abas para as orelhas, ou um chapéu com penas. (Não inclua máscaras na brincadeira. Elas podem assustar os bebês pequenos.)
2-Coloque o bebê na cadeirinha, no chão, e sente-se à frente dele.
3-Coloque o primeiro chapéu na sua cabeça, faça caretas e vá dizendo coisas engraçadas como "Olha para mim! Eu sou um bombeiro!".
4-Incline-se em direção ao bebê para que ele possa agarrar o chapéu e tirá-lo da cabeça, ou tire vocês mesmo/a o chapéu.
5-Repita várias vezes a brincadeira com o mesmo chapéu, antes de brincar com outro.
Segurança:
Por vezes, os bebês assustam-se quando a aparência das pessoas muda. Se notar que o bebê começa a ficar preocupado, ponha o chapéu apenas uns segundos, e retire-o de seguida, mostrando-lhe que ainda é a mamãe ou o papai. Se mesmo assim o bebê se mostrar incomodado, faça a brincadeira noutro dia.
Capacidades cognitivas:
*Causa e efeito.
*Lidar com  ansiedade causada pela novidade.
*Permanência dos objetos
*Interação social.

Agarrar e largar objetos
Durante vários meses depois do bebê nascer, ele tem o reflexo de agarrar objetos na palma da mão, mas tem dificuldade em soltá-los. Esta é uma brincadeira que ajuda o bebê a ganhar completo controlo das suas mãos e do seu reflexo de agarrar.

Materiais:
*Brinquedos de tamanho médio que o bebê consiga segurar bem como rocas, pelúcias, anéis de dentição, blocos e por aí fora.
*Mesa ou cadeira da papinha.
Mecânica da atividade:
1-Reúna vários brinquedos que caibam na palma da mão do bebê.
2-Sente o bebê no seu colo, à mesa, ou sente-o na cadeirinha.
3-Coloque um brinquedo perto do bebê de forma a que ele tenha de se esticar apenas um bocadinho para o alcançar.
4-Incentive-o a pegar no brinquedo.
5- Quando o bebê segurar no brinquedo, e depois de brincar um bocadinho com ele, abra gentilmente os dedos da mão do bebê e retire o brinquedo.
6-Coloque o brinquedo na mesa.
7-Quando as mãos do bebê estiverem livres, cante esta lengalenga enquanto abre, fecha e bate palminhas com as mãos do bebê
Abre, Fecha 
Abre, fecha, abre, fecha,
 
Bate palminhas!
 
Abre, fecha, abre, fecha,
 
Põe as mãozinhas no colinho!
 Segurança:
Porque durante estes meses o bebê leva todos os brinquedos à boca, certifique-se de que eles estão limpos e não têm arestas perigosas ou peças pequenas que se podem soltar e poder causar asfixia.
Capacidades cognitivas:
*Desenvolvimento motor fino.
*Controle muscular fino.

“Upa-Upa”
Em breve, o bebê perderá dois dos reflexos que tinha enquanto recém-nascido — o reflexo de agarrar e o reflexo de boneca (abrir os olhos quando se senta) — à medida que ganha mais controlo sobre os seus movimentos. Enquanto o bebê tiver esses reflexos, faça com ele esta brincadeira e aproveite as vantagens destes reflexos!

Materiais:
*Uma superfície macia, não escorregadia.
*As suas mãos.
Mecânica da atividade:
1-Deite o bebê numa superfície macia e não escorregadia, como um tapete.
2-Sente-se aos pés do bebê, de frente para ele.
3-Coloque os seus dedos polegares nas palmas das mãos do bebê e deixe que ele os agarre. Quando ele fizer isso, envolva as costas das mãos do bebê com os seus dedos.
4-Devagarzinho, puxe o bebê até ele se sentar e diga "Upa Upa!" à medida em que ele sobe.
5-Depois do bebê ter tido tempo de ver a sua cara a rir-se para ele e de apreciar um bocado a brincadeira, volte a deitá-lo e brinque novamente.
Segurança:
Segure bem as mãos do bebê, na eventualidade dele a/o largar.
Capacidades cognitivas:
*Antecipação e surpresa.
*Agarra objetos.
*Controle da cabeça e pescoço.
*Interação social.



Fonte: Fisher- Price

Hora de Brincar!!! - Para bebês de 0 a 3 meses


Atividades e brincadeiras para bebê de 0 a 3 meses.

Boca Musical
Temos uma máquina de fazer musicas em nossa própria boca! O bebê adora ouvir uma variedade de sons, a boca dos pais é o instrumento necessário para fazer uma sinfonia perfeita!

Materiais:
*A sua própria boca, língua, dentes e lábios.
Mecânica da atividade:
1-Sente o bebê no seu colo, de frente para você, de forma que ele veja bem o seu rosto.
2-Comece a fazer sons com a sua boca, como: Beijinhos, Estalinhos com a língua, Fazer sonos enquanto mostra a língua, Rosnar, Assobiar, Cantar, Murmurar, Fazer sons de animais.
Segurança:
Se usar algum instrumento, certifique-se de que ;e seguro para o bebê experimentar. Não faça sons demasiados altos, pois pode prejudicar o sistema auditivo do bebê. SE um barulho perturbar o bebê, não o repita.
Capacidades cognitivas:
*Discriminação sonora.
*Imitação de sons e desenvolvimento lingüístico.
*Localização de sons.

Rebolar
O bebê precisa de alguns meses para ganhar controle completo dos movimentos do seu corpo, mas os pais podem ajudá-lo durante as primeiras semanas com a brincadeira do “Rebolar”. Cerca dos 4 aos 6 meses, o bebê já domina o rebolar!

Materiais:
*Cobertos macio ou toalha.
*Superfície macia e plana.
Mecânica da atividade:
1-Coloque um cobertor macio ou uma toalha na superfície plana e macia.
2-Deite o bebê no cobertor, de barriga para baixo.
3-Pegue numa das pontas do cobertor e devagar levante-a, fazendo com que o bebê se incline ligeiramente para o lado.
4-Continue a fazer o bebê rolar, falando com ele ao mesmo tempo, e usando uma mão para o apoiar enquanto se vira.
5-Quando o bebê se virar para cima, mostre-lhe como está contente com ele.
6-Repita até o bebê cansar de brincar.
Segurança:
Certifique que o bebê se move devagar e que mantém uma mão para o apoiar, para ele não rolar depressa e se magoar.
Capacidades cognitivas:
*Sentido de direção.
*Locomoção.
*Controle motor.

Conversa de Barriguinha
O bebê começa a aprender a linguagem antes de balbuciar a sua primeira palavra. Esta brincadeira torna a fala e a linguagem uma experiência sensorial.

Materiais:
*Sua boca.
*Um cobertor macio.
Mecânica da atividade:
1-Retire as roupas do bebê e coloque-o sobre o cobertor, de costas para cima.
2-Ajoelhe-se ao lado do bebê, converse um bocadinho com ele, e gentilmente massageie sua barriguinha.
3-Agora: pressione seu rosto e seus lábios sobre a barriguinha do bebê, e fale, cante, recite uma rima, ou invente palavras engraçadas. Varie no tom e volume da sua voz enquanto fala.
4-Dê alguns beijinhos cada vez que terminar as palavras ou as frases.
5-Sente-se e sorria para ele, depois de cada Conversa da Barriguinha. O bebê ri enquanto conversa com ele e antecipa a próxima conversa.
Segurança:
Não fale alto demais para não assustar o bebê.
Capacidades cognitivas:
*Conhecimento do corpo.
*Desenvolvimento da linguagem.
*Exploração sensorial e motora.
*Interação social.

“Onde Está?”
Como o bebê é novo neste mundo, ele passa a maior parte do tempo a explorar o que o rodeia.

Materiais:
*Brinquedos macios e coloridos.
*Cobertor, toalha ou pano.
Mecânica da atividade:
1-Reúna vários brinquedos coloridos e macios, e coloque-os num local onde o bebê não os veja.
2-Sente o bebê de forma confortável na sua cadeirinha e sente-se à frente dele.
3-Pegue um brinquedo e mostre-o para o bebê. Segure o brinquedo perto do seu rosto e fale para o bebê, para chamar sua atenção.
4-Quando o bebê estiver olhando, cubra o brinquedo com um pano.
5-Pergunte para o bebê “Onde está?”.
6-Espere alguns segundos, e depois destape o brinquedo e alegremente diga: “Achou!”.
7-Repita a brincadeira com brinquedos diferentes.
Segurança:
Se o bebê ficar incomodado com o desaparecimento dos brinquedos, esconda-o devagar para mostrar ao bebê o que está acontecendo. Não deixe o brinquedo tapado durante muito tempo.
Capacidades cognitivas:
*Antecipação de evento.
*Capacidade de pensamentos.
*Permanência dos objetos e estabilidade.

Massagem no bebê
O bebê começa a responder ao tato imediatamente após o nascimento. O primeiro sinal de boas-vindas que o bebê recebe é um reconforto tátil do toque da mãe quando lhe pega no colo. Dê ao bebê uma massagem para que ele se delicie com o toque de suas mãos.

Materiais:
*Cobertor ou toalha.
*Loção de bebê.
Mecânica da atividade:
1-Coloque um cobertor ou uma toalha sobre um tapete macio.
2-Coloque o bebê, nu, sobre o cobertor, de barriga para baixo.
3-Coloque um pouco de loção nas sua mãos e esfregue as mãos para aquecer ligeiramente a loção.
4-Gentilmente, massageie o bebê do pescoço para os ombros, dos ombros para as mãos, do pescoço pelas costas até as nádegas, das pernas para os pés. Toque no bebê com suavidade, com movimentos nem demasiados firmes e nem demasiados leves.
5-Vire o bebê de barriga para cima, e repita a massagem com mais loção.
Segurança:
Toque no bebê com suavidade, para não causar irritações na pele. Certifique-se de que o bebê não é alérgico aos óleos ou loções. Evite tocar no rosto do bebê, para que a loção não entre em contato com os olhos.
Capacidades cognitivas:
*Consciência corporal.
*Enriquecimento do sentido do tato.
*Interação social.

Fonte: Fisher-Price

domingo, 1 de janeiro de 2012

Crescer e Aprender - 12 meses de idade


Este dói um ano repleto de descobertas, de enorme progresso físico e de muita diversão para você e para seu bebê. Durante o ano que passou, foram inúmeras as razões para comemorar e a confiança que fez passar para o bebê deixando-o pronto para enfrentar os desafios do seu segundo ano de vida, e mais propenso a explorar, aprender, imaginar e brincar!

Como a criança brinca nesta idade:

*Entende muita coisa do que é dito.
*Imita ações como falar ao telefone, varrer, empurrar um carrinho de supermercado, etc.
*Gosta da companhia de outras crianças, embora não brinque com elas.
*Move um objeto para alcançar outro que estava escondido.
*Antecipa as ações dos adultos; por exemplo, levanta os bracinhos para vestir o casado.
*Mostra afeição dando abraços, beijinhos, festinhas e sorrindo.

Brinquedos adequados para esta idade:

*Andadores e triciclos sem pedais.
*Brinquedos musicais.
*Conjuntos com temas de animais.
*Veículos iguais aos da vida real.




Fonte: Fisher- Price

Crescer e Aprender - 11 meses de idade


O bebê esta crescendo e aprendendo numa velocidade surpreendente. À medida que você observa o seu processo diário, estimule-o através de elogios positivos, e sua aprovação fará com que ele acredite que o que está fazendo esta certo.  

Como a criança brinca nesta idade:

*Dá os primeiros passos apoiando-se nos móveis e ficando de pé sem a sua ajuda.
*O balbuciar do bebê começa a ter entoação de fala.
*Levanta-se e senta-se com confiança.
*Sabe que os objetos mais pequenos cabem dentro dos maiores.
*Conhece a palavra “não”, mas pode não conseguir abster-se de fazer algo que queira.

Brinquedos adequados para esta idade:

*Brinquedos com temas desportivos que incentivam o desenvolvimento físico.
*Brinquedos com elos para unir.
*Brinquedos de empilhar.
*Brinquedos de ar livre e balanças.
*Brinquedos para puxar e empurrar.


Fonte: Fisher- Price

Crescer e Aprender - 10 meses de idade


Os jogos que estimulam a curiosidade natural dos bebês são ideais para esta idade, à medida que a capacidade de raciocínio amadurece e começam a entender conceitos mais complexos. Brinquedos repletos de atividades, com vários mecanismos para serem explorados, também são especialmente interessantes e benéficos nesta fase.

Como a criança brinca nesta idade:

*Poderá conseguir andar se o segurar pelas duas mãos.
*Tem noção de profundidade e se engatinhar não tenta descer degraus “de cabeça”.
*Responde a uma ou duas ordens.
*pode antecipar surpresas numa canção.
*Espreita pelas esquinas e adora brincar às escondidas.
*Começa a procurar as coisas que deixa cair.
*Tem medo de locais estranhos.
*Começa a antecipar e a lembrar. Quando a mãe pega na mala, ele acha que vai sair.
*Imita mais, observando e copiando ações.

Brinquedos adequados para esta idade:

*Brinquedos que estimulem a aprendizagem básica.
*Brinquedos com temas desportivos que incentivam o desenvolvimento físico.
*Brinquedos que estimulam o desenvolvimentos da fala.
*Bolas grandes com orifícios para agarrar.
*Livros para tocar, apontar e falar.
*Centros de atividades que incentivam o bebê a ficar em pé e andar.
*Brinquedos que imitam a realidade, como m telefone de brincar e falar.
*Brinquedos que ativam surpresas.
*Peças grandes para encaixar.

Fonte: Fisher- Price

Crescer e Aprender - 9 meses de idade


O bebê passa por muitas mudanças durante o seu primeiro ano de vida. Quanto mais amor lhe der e mais elogios fizer, mais o estará estimulando a progredir para uma nova tentativa. Brinquedos que respondem às ações e que recompensam o bebê com surpresas divertidas também ajudam muito... É maravilhoso ver a expressão de “eu consegui!”estampada no rosto dos bebês!

Como a criança brinca nesta idade:

*Levantar-se sozinho agarrando-se a móveis.
*Sentar-se sozinho e esticar-se para alcançar um brinquedo sem cair.
*Consegue apanhar um objeto suspenso ou uma bola que rola na sua direção.
*As suas mãozinhas estão mais habilidosas e os seus movimentos mais deliberados e variados.
*Começa a mostrar o que quer através de sinais: levanta os braços para que lhe peguem no colo, ou bate com a colher para mostrar que quer o jantar.
*Consegue seguir o olhar das outras pessoas, olhando para onde elas olham.
*Passa brinquedos de uma mão para a outra.

Brinquedos adequados para esta idade:

*Brinquedos para encaixe e construção.
*Brinquedos com discos e botões.
*Brinquedos que estimulam o desenvolvimentos da fala.
*Livros para tocar, apontar e falar.
*Centros de atividades que incentivam o bebê a ficar em pé e andar.
*Brinquedos que imitam a realidade, como m telefone de brincar e falar.
*Brinquedos que ativam surpresas.
*Peças grandes para unir.
*Brinquedos de formas


Fonte: Fisher- Price

Crescer e Aprender - 8 meses de idade


Quando descobre como agarrar um objeto, o bebê de 8 meses poderá passar horas entretido a passar os brinquedos de uma mão para a outra ou encaixando objetos. O bebê também poderá começar a associar palavras a objetos. Poderá estabelecer a etapa da aprendizagem com livros simples, jogos e brinquedos que apresentam palavras e sons ao bebê.

Como a criança brinca nesta idade:

*Engatinha para a frente ou para trás, por vezes segurando um objeto.
*Começa a ligar dois comportamentos em seqüência.
*Está desenvolvendo capacidades motoras finas como a “técnica de pinça”(agarrar pequenos objetos com as pontas dos dedos – indicador e polegar).
*Começa a articular sons, começando com as vogais e progredindo para todos os outros sons universais.
*Começa a investigar o mundo.
*Sabe que os brinquedos não desaparecem quando estão escondidos.

Brinquedos adequados para esta idade:

*Brinquedos musicais.
*Centros de atividades que incentivam o bebê a levantar e andar.
*Brinquedos para encaixe e construção.
*Brinquedos que ativam surpresas.
*Peças grandes para unir.

Fonte: Fisher- Price

Crescer e Aprender - 7 meses de idade


Sabia, por exemplo, que estimular o balbuciar do bebê é fundamental para o desenvolvimento da linguagem? É a mais pura das verdades! O seu filho terá de aprender qua os sons formam palavras; que, quando se ligam palavras, é possível formar frases e que frases combinadas podem originar histórias. Portanto, aproveite a troca que acontece durante as primeiras “conversas”com o bebê e leia sobre as atividades e brincadeiras adequadas para esta fase. (Meus próximos posts vão ser sobre brincadeiras e atividades de cada fase... aguardem!!)

Como a criança brinca nesta idade:

*O bebê de 7 meses já segura em objetos, rodeando-os com a mão toda.
*Começa a usar o dedo polegar para empurrar coisas para dentro da mão.
*Deitado de bruços, rasteja para a frente.
*Consegue suportar o seu próprio peso e fica de pé segurando-se aos móveis.
*Alguns bebês conseguem levantar-se sozinhos; e conseguem andar à volta de um móvel, segurando-se a ele com as duas mãos.
*Faz festas, e começa a empurrar e bater em objetos.
*Reconhece vozes e seu nome, e distingue músicas.
*Prefere olhar para objetos complexos e muda de posição para ter uma melhor perspectiva.

Brinquedos adequados para esta idade:

*Brinquedos de chão para bater/tocar.
*Brinquedos para encaixar formas com sons surpresas.
*Brinquedos de ação/reação.
*Livros para tocar, apontar e falar.
*Centros de atividades que incentivam o bebê a engatinhar e pôr-se de pé.
*Recipientes para encher e esvaziar.

Fonte: Fisher- Price

Crescer e Aprender - 6 meses de idade


Raciocinar, experimentar e descobrir soluções: há tanto para se aprender através da brincadeira! Tudo muda quando o bebê faz 6 meses e aprende: “Que bom, eu consigo fazer as coisas acontecerem!”Os brinquedos e as atividades que encontrará aqui criarão mais oportunidades interessantes para que o bebê explore, aprenda e alcance o sucesso.

Como a criança brinca nesta idade:

*Sentado, o bebê precisa apenas de algum apoio e pode-se sentar sem ajuda durante breves instantes.
*Começa a procurar coisas que deixa cair.
*Participa das atividades que acontecem ao seu redor.
*Começa a olhar as coisas que deixa cair.
*Começa a controlar seu próprio corpo, esta capacidade tem início da cabeça para baixo, e do centro para fora (dos ombros para os dedos; das ancas para os dedos dos pés). SE observar com atenção, verá que o bebê começa a fortalecer o pescoço, depois os ombros, e por fim as costas.

Brinquedos adequados para esta idade:


*Brinquedos de empilhar.
*Brinquedos para incentivar o engatinhar.
*Brinquedos de ação e reação.
*Livros de tecidos para apontar e falar.
*Bolas com texturas.
*Músicas e canções.



Fonte: Fisher-Price

Crescer e Aprender - 5 meses de idade


Com a crescente coordenação dos olhos e das mãos, o bebê não só vê coisas, como também as conseguem alcançar, agarrar e levar à boca! Cada novo dia traz uma nova surpresa.
Para atrair a atenção do bebê, sugerimos que ofereça vários objetos e brinquedos seguros, de formas, tamanhos e texturas diferentes.

Como a criança brinca nesta idade:

*Quando esta de bruços, rebola e fica de barriga para cima.
*Agora, os objetos parados são muito mais nítidos para o bebê, e continua a preferir contrastes fortes, bordas nítidas e cores brilhantes.
*Sorri para outros bebês, especialmente para o bebê que aparece à sua frente no espelho.
*Já mantém as mãos abertas e esticadas para tocar e segurar.
*Usa a boca para explorar objetos
*O bebê começa a ser capaz de fazer duas coisas voluntárias ao mesmo tempo, como por exemplo gritar e estender os bracinhos.

Brinquedos adequados para esta idade:

*Brinquedos que desenvolvem o autoconhecimento.
*Brinquedos musicais e portáteis
*Livros para apontar e falar.
*Brinquedos de atividades

Fonte: Fisher-Price

Crescer e Aprender - 4 meses de idade


Este é o momento ideal para ajudar o bebê de 4 meses a perceber: “Que bom, eu consigo fazer as coisas acontecerem!” Poderá ensiná-lo sobre a relação de causa e efeito através de uma brincadeira simples ou oferecendo-lhe brinquedos de atividades com os quais o bebê já seja capaz de interagir, graças ao aperfeiçoamento da coordenação dos olhos e das mãos.

Como a criança brinca nesta idade:

*O bebê de 4 meses demonstra interesse pelas pessoas e reconhece as que lhe são familiares.
*Quando está contente , o bebê dá gritinhos e ri.
*Observa as mãos.
*As suas mãos estão agora normalmente abertas e agarra os objetos em que toca.
*É difícil coordenar a visão e o ato de tentar alcançar objetos, mas o bebê vai conseguir se os pais ajudarem.

Brinquedos adequados para esta idade:

*Brinquedos portáteis.
*Brinquedos com variedade de sons, cores e luzes brilhantes.
*Brinquedos com carinhas simpáticas.
*Chaveiros e pendentes.
*Livros de tecidos para apontar e falar com o bebê.
*Pelúcias que fazem ruídos

Fonte: Fisher-Price

Crescer e Aprender - 3 meses de idade


Agora, os padrões do sono e da alimentação do bebê são mais previsíveis. Também irá notar que o bebê está descobrindo novos modos de se comunicar consigo e com o mundo... tocando, sentindo e agarrando tudo o que estiver ao seu alcance! Ofereça ao bebê brinquedos que estimulem os sentidos, deixe que ele ouça músicas suaves e informe-se como pode entender as pistas que o bebê dá enquanto brincam juntos.

Como a criança brinca nesta idade:

*Deitado de bruços, começa a levantar a cabeça e a apoiar-se nos cotovelos.
*Interessa-se por rostos e reconhece a mãe.
*Consegue segurar objetos e movimentá-los.
*Não tenta alcançar objetos deliberadamente, mas pode tocar ou bater em objetos e se eles se moverem tocá-los ou batê-los novamente.
*Sabe se algo é familiar.

Brinquedos adequados para esta idade:

*Chaveiros ou brinquedos pendentes
*Ginásio de chão
*Espelhos com atividades
*Canções e músicas
*Brinquedos com carinhas simpáticas

Fonte: Fisher-Price

Crescer e Aprender - 2 meses de idade


Os sentidos do bebê de dois meses estão especialmente aguçados e começam a trabalhar juntos para que o bebê aprenda mais sobre o mundo. Por isso, faça o possível para lhe proporcionar um grande número de experiências sensoriais. O mais maravilhoso no desenvolvimento dos bebês nesta fase é que podemos observar o aparecimento das suas capacidades de socialização... um dia destes os pais serão recompensados com aquele primeiro sorriso tão especial!

Como a criança brinca nesta idade:

*Consegue entender que um evento se segue a outro.
*Dá pontapés e mexe os braços quando está contente.
*Sorri diretamente para as pessoas e espera a sua vez de falar nas “conversas”.
*Consegue localizar sons feitos à sua frente, mas não os feitos atrás deles.

Brinquedos adequados para esta idade:

*Brinquedos que estimulem a atividade física, como pontapear.
*Ginásio de chão com luzes, música e brinquedos pendentes.
*Mantinhas de Atividades

Fonte: Fisher-Price

Crescer e Aprender - 1 mês de idade


Tudo o que o bebê aprende no seu primeiro ano de vida começa pela percepção dos sentidos. de fato, a estimulação sensorial "liga" áreas-chave do cérebro do bebê.

Como a criança brinca nesta idade:

*O bebê consegue focar um objeto a cerca de 20-25cm, mas não consegue ver objetos menores.
*Ouve sons agudos e fica quieto quando ouve sons graves.
*Observa com atenção quando alguém fala com ele e imita as expressões dessa pessoa.
*Segue devagar um objeto com os olhos, mas perde-o de vista com freqüência.

Brinquedos adequados para esta idade:

*Móbiles
*Brinquedos musicais para berço
*Espelhos com atividades
*Bichinhos de pelúcia.

Fonte: Fisher-Price
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores